segunda-feira, 26 de julho de 2021

O que significa transgênero?


Transgênero é um termo que descreve pessoas cuja identidade de gênero ou expressão não corresponde ao sexo que lhes foi atribuído no nascimento. Por exemplo, um transgênero pode se identificar como uma mulher apesar de ter nascido com genitais masculinos.

Cerca de 1,4 milhões de adultos nos Estados Unidos se identificam como transgêneros, de acordo com a pesquisa de 2016 do Instituto Williams na Universidade da Califórnia, Los Angeles. Dividido em um nível estadual, essa pesquisa descobriu que 0,8% dos adultos na Califórnia, Geórgia, Havaí e Novo México identificam-se como transgêneros, em comparação com 0,3% dos adultos em Iowa, Montana, Dakota do Norte Dakota do Sul e Wyoming identificam-se como tal. No entanto, ser transgênero significa coisas diferentes para pessoas diferentes, de acordo com o Centro Nacional para igualdade de transgêneros (NCTE).

"Não há uma maneira de ser transgênero, e nenhuma maneira de as pessoas transgêneros olharem ou sentirem sobre si mesmas", diz a organização em seu site.

O sentido interno de uma pessoa ser Homem, Mulher ou outra coisa é a sua identidade de género. Para os cisgenders, ou não-transgêneros, sua identidade de gênero coincide com seu sexo no nascimento. Para os transgêneros, os dois não combinam com o significado da palavra gênero.

Às vezes, a identidade de género de uma pessoa não se encaixa perfeitamente em duas escolhas. As pessoas que se vêem como sendo homens e mulheres, nem homens nem mulheres ou como se estivessem completamente fora dessas categorias podem se identificar como genderqueer, de acordo com a campanha de Direitos Humanos, uma organização de defesa LGBTQ. (LGBTQ refere-se à comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e queer ou questionando indivíduos.)

Como uma pessoa comunica sua identidade de gênero - através do vestido, comportamento, voz ou características do corpo — é a sua expressão de gênero. A expressão de gênero de uma pessoa pode ou não alinhar-se com as expectativas da sociedade de masculinidade ou feminilidade, de acordo com o HRC. O termo "gênero não-conforme" refere-se a pessoas cuja expressão de gênero é diferente das expectativas convencionais de masculinidade ou feminilidade. No entanto, nem todas as pessoas que não estão em conformidade com o género se identificam como transgénero, e nem todas as pessoas que não estão em conformidade com o género.

A compreensão do público sobre a identidade e a expressão de gênero está evoluindo à medida que mais pessoas transexuais compartilham suas histórias, de acordo com o HRC.

Sexo e sexo são dois conceitos diferentes. O sexo de uma pessoa refere-se ao seu estado biológico como homem ou mulher. A determinação do sexo de uma pessoa depende principalmente de várias características físicas, incluindo cromossomas, anatomia reprodutiva e hormônios sexuais, de acordo com a Associação Psicológica Americana (APA).

O gênero, por outro lado, é uma construção social que lida com os comportamentos, papéis e atividades esperados tipicamente associados com os diferentes sexos, disse a APA. Papéis de gênero, que variam entre culturas, influenciam como as pessoas agem e se sentem sobre si mesmas.

A orientação Sexual é diferente da identidade de género. A orientação Sexual é a atração física, emocional ou romântica de uma pessoa para outra pessoa, enquanto a identidade de gênero é sobre o próprio senso de si mesmo, de acordo com GLAAD, uma organização anti-discriminação. As pessoas transexuais podem ser heterossexuais, lésbicas, gays ou Bissexuais. Por exemplo, uma pessoa nascida com genitais masculinos pode passar a ser mulher, mas pode ser atraída por fêmeas. Neste caso, a pessoa pode identificar-se como lésbica, apesar de ter nascido com genitais masculinos.

Tentar mudar a identidade de gênero de uma pessoa não é mais bem sucedido do que tentar mudar a orientação sexual de uma pessoa, disse GLAAD. Por outras palavras, não pode ser mudado. Algumas pessoas podem tomar medidas para alinhar melhor seu sexo com seu sexo usando hormônios e cirurgia. HRC aponta, no entanto, que muitas pessoas transgêneros não podem pagar tratamento médico ou não têm desejo de prosseguir cirurgias.

"A chamada" cirurgia de mudança de gênero "(mais comumente chamada de "cirurgia de afirmação de gênero" por profissionais médicos e indivíduos transgêneros) geralmente se refere a cirurgia genital transgênero", disse o Dr. Joshua Safer, diretor médico do centro de Medicina e Cirurgia Transgênero no Centro Médico de Boston (BMC), que também está no departamento de endocrinologia do BMC. "Há também cirurgias de reconstrução torácica e de feminização facial, entre outras opções."

A cirurgia Genital é normalmente reservada para indivíduos transgêneros com mais de 18 anos que foram tratados com hormônios, se isso é o que é clinicamente indicado, e que viveram por pelo menos um ano nos papéis de gênero que combinam com suas identidades de gênero, Sayer disse. Os candidatos para cirurgia são revistos por uma equipe médica que considera a saúde mental e física na determinação da melhor estratégia de tratamento, potencialmente incluindo cirurgia, para cada pessoa.

Alterar a voz para que melhor corresponda à identidade de gênero também pode ser importante para aqueles em transição. "Aqui, imaginamos um mundo onde uma pessoa transsexual não sente necessidade de alterar a sua voz ou da fala — que é, eles viverão em um mundo onde as pessoas a aceitar e a respeitar-lhes o que quer que seja de gênero, eles afirmam que, independentemente de como sua voz soa", disse o Dr. Lia Helou, um patologista de fala que leva a Universidade de Pittsburgh Voz do Centro de transexuais de voz e serviços de comunicação.

"No entanto, na ausência de uma aceitação tão radical e global, muitos indivíduos trans sentem que seu estilo de comunicação é uma prioridade máxima para fazer seu eu externo congruente com seu eu interior", disse Helou. "Nosso objetivo é servir e apoiar essas pessoas, ao mesmo tempo em que advogamos uma aceitação mais ampla da população de transgêneros."

Fonte: https://definicao.net/significado-de-transgenero/

0 comentários:

Postar um comentário