sexta-feira, 15 de abril de 2016

Como fazer um plano de estudos

Ao decidir qual concurso ou qual vestibular fazer, muitos estudantes ficam perdidos e não sabem por onde começar a estudar, por isso um bom plano de estudo pode te auxiliar a manter o foco nos estudos. O plano de estudo deve ser elaborado sob alguns enfoques como planejamento, disciplina, determinação entre outros.

Antes de começar a separar as matérias, livros e imprimir folhas e folhas, organize o seu dia a dia. Saiba quais são os horários que você terá livre para se dedicar aos estudos. Tente não sobrecarregar sua carga-horária de modo que você possa cumprir com seu plano de estudos. Se você começar a deixar a matéria se acumular, é bem provável que você fique desmotivado.

Agora que você já sabe quantas horas se dedicar por dia pegue o seu edital, um calendário, um café, sente aí e vamos conversar sobre o seu plano de estudos.

Disciplinas
Se ainda falta muito tempo para a sua prova, o indicado é que você comece pelas matérias básicas como português e matemática. Após isso, vá acrescentando mais matérias e aprofundando mais o nível.

Você também deve fazer uma análise baseada nas provas anteriores. Quais foram as disciplinas que mais caíram? Alguma valia mais que as outras? Caso não passasse em alguma seria reprovado? Esse primeiro passo requer um pouco de paciência e de pesquisa no Google, mas para que seu plano de estudo fique perfeito você deve

Artigo relacionado: dicas para passar no enem.

Equilíbrio
Sempre tem aquelas matérias que você gosta e tem mais facilidade em aprender. Pois é, a carga horária de estudos para elas deve ser menor. Geralmente, temos a tendência de não estudar as matérias que não gostamos, mas o temos que fazer é exatamente o contrário. Na maioria das vezes, nós já dominamos bem as matérias que gostamos, por isso devemos dar mais espaço às matérias que não temos tanta afinidade.

Calendário
Agora que você já sabe quais são as matérias mais importantes para a sua prova e o tempo que você tem disponível, pegue seu calendário e reserve cerca de 50 minutos para cada disciplina. Segundo alguns especialista, esse é o tempo que nosso cérebro consegue se manter focado, após esse tempo é necessário fazer uma pausa de uns 5 a 10 minutos.

Tente revezar entre uma matéria que você goste e uma que você não goste, assim você se sentirá mais motivado a estudar, pois não estará vendo só matérias que gosta ou que não gosta.

Ainda no seu calendário, é importante que você marque datas para que você possa fazer revisões e exercícios, como nos sábados e domingos, por exemplo.

Mude
É importante que você esteja sempre adaptando seu plano de estudos. Nosso cérebro odeia rotinas. Por isso, esteja sempre alterando as cargas horárias para determinadas disciplinas. Isso fará com que seu cérebro não se desmotive ao longo dessa grande carga horária de estudos.



 Mais dicas sobre como estudar no http://www.voupassar.club/

0 comentários:

Postar um comentário